Laranja Mecânica - Resenha Crítica

 Olá, pessoal! Hoje, venho apresentar minhas impressões acerca do penúltimo livro que li, a saber, Laranja Mecânica, de Anthony Gurgess. Espero que gostem!


A obra do "Vosso Humilde narrador", Laranja Mecânica, de Anthony Gurgess, é um clássico absoluto entre as distopias, tratando de temas como a violência urbana, autoridade estatal e questões éticas e morais. Pela perspectiva de Alex, um adolescente delinquente, é-nos apresentado um método de reabilitação para os prisioneiros, que consiste em os expor a todos os tipos de agressões, a fim de que se mude seu pensamento e sua conduta na sociedade.

O livro é dividido em três partes, com sete capítulos cada, sendo a primeira parte responsável por abordar principalmente a vida cotidiana de Alex, com sua gangue, seus crimes e suas intrigas. A segunda, apresenta-nos a vida de Alex na prisão, e sua experiência na reabilitação. Por fim, a terceira trata das suas consequências psicológicas e práticas e vida após a prisão. 

De antemão, é importante destacar que a escrita é um diferencial nesta obra, que, embora cause um estranhamento com o uso de gírias e possa até mesmo afastar alguns leitores, traz uma sensação de imersão, de pertencimento àquele universo fustigado pela violência num futuro distante. Além disso, a conexão que há com diferentes períodos da vida do protagonista, como o autor da laranja mecânica (da casa "LAR") antes e depois, dá uma vivacidade à trama. Ademais, a abordagem das questões morais e éticas, chama a atenção com questionamentos acerca da escolha dos indivíduos, e o limite do controle estatal e sua influência no comportamento humano, levando a questionar: o que faz o homem ser um homem, se não a liberdade de suas escolhas?

Em síntese, é possível concluir que a obra possui uma indiscutível relevância no tema do autoritarismo, e fundamentos pertinentes no campo moral e ético, possuindo, claro, pontos fortes e fracos, com uma escrita distinta, mas, apesar disso, se sobressai com suas críticas ao Estado e discussões morais.


See ya! 😁

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anne Frank: Resenha Crítica

A Revolução dos Bichos - Resenha Crítica